20 sites que você profissional de educação física deve conhecer (e visitar semanalmente)

Por Yuri Motoyama

Uma vez um grande profissional de educação física me disse: “Não existem pessoas que sabem tudo. Existem pessoas que sabem onde procurar todas as respostas”. Confesso que na época não entendia aquela frase da forma como entendo hoje e se você está começando na carreira profissional (ou acadêmica) isso vai fazer muito mais sentido com o passar do tempo.

A internet revolucionou o conhecimento humano tornando o acesso a informações rápido e fácil, porém, após sua popularização muitas pessoas quiseram colocar suas opiniões na internet (assim como estou fazendo agora). A partir daí começamos a observar um problema que assombra todo profissional de educação física e os consumidores de serviços para saúde. Hoje em dia qualquer um cria um site / blog / rede social e compartilha suas idéias. Até aí isso não tem problema nenhum. O problema é quando essas pessoas começam a ser seguidas como “líderes religiosos” e seus seguidores perdem o senso crítico.

Quem já não ouviu: “Eu li na internet que comer depois das 18h engorda!”, “Eu vi em um site que musculação interrompe o crescimento das crianças”, “Eu vi no face que um cara teve um enfarto porquê estava treinando HIIT”… e por aí vai.

Internet para entretenimento é uma coisa, agora quando vamos utilizá-la como ferramenta para obtenção de conhecimento precisamos ligar nosso “filtro mental” e selecionar muito bem onde vamos “garimpar conteúdo”.

Vou deixar aqui uma lista de endereços que costumo visitar frequentemente e aconselho vocês a também ter essa prática. Como sempre digo, nós profissionais de educação física, ainda precisamos ser muito mais unidos para que as coisas comecem a funcionar bem e um ponto importante para começarmos e falando a mesma língua.

Se interessa por ciência? Clique aqui e ouça um podcast sobre o contraste do pensamento científico com outras formas de observar o mundo.

Vamos a lista!

  • Pubmed: Base de dados internacional com um enorme acervo de artigos e revistas indexadas. Costumo dizer que essa é a nascente do conhecimento. Todo seu conteúdo é em inglês. Um dos objetivos da ciência é a disseminação de conhecimento e para que isso seja feito em nível internacional é preciso ter uma língua base. E essa língua é o inglês. Não adianta reclamar, se você quiser ter acesso a uma imensidão de conteúdos atualizados você vai ter que conseguir ler em inglês.
  • Bireme: Biblioteca Virtual de Saúde, aqui existe a possibilidade de encontrar vários dados em português e espanhol o que pode facilitar um pouco a vida de quem torce o nariz para o inglês.
  • Portal Capes: Site de busca em bases de dados promovida pelo governo CAPES/MEC. Aqui também podem ser encontrados diversos artigos em português. Nesse site eu vejo um problema que é a limitação do acervo completo apenas para instituições de ensino cadastradas. Você precisa estar logado e estar utilizando o IP de alguma universidade cadastrada para ter acesso a todo o conteúdo. Infelizmente não são todas as instituições que oferecem esse tipo de acesso.
  • Google Acadêmico: Pode parecer brincadeira, mas existem muitas pessoas que não conhecem essa ferramenta do google. Utilizando o mesmo tipo de algoritmo de busca do google, a versão google acadêmico pode te auxiliar na busca de artigos. Apedrejado por uns e utilizado secretamente pelos mesmos! rs
  • Centro Esportivo Virtual: Aqui já temos um site que tem como objetivo compartilhar informações sobre várias áreas da educação física. Através de um cadastro você pode ter acesso a materiais e fóruns específicos sobre cada tema. Quem tiver interesse indico o fórum de fisiologia do exercício.
  • Ciência inForma: Aqui está um belo exemplo de como podemos ter sites independentes (sem vínculos institucionais) que apresentam um conteúdo de excelente qualidade. Contando com uma equipe de profissionais da área da saúde o site publica matérias interessantes e com embasamento científico.
  • Evidência em Saúde: Esse site é mais voltado para educação. Lá você vai encontrar vários cursos presenciais e online ministrados por profissionais super qualificados. Muitas vezes com conteúdos abertos como hangouts com pesquisadores e diversas postagens em seu blog.
  • Página do professor Cauê Teixeira: Página com excelentes informações relacionadas a treinamento e resenha de artigos. Lá você também pode adquirir seus livros.

E se eu te falar que nas redes sociais também existe vida inteligente? Fora as fanpages desses sites que eu descrevi, também temos dentro do facebook páginas com propostas super interessantes e informativas.


Assine o 4x15

Acompanhe todas as novidades e conteúdos extras do 4x15 em primeira mão no seu e-mail!


Também gostaria de deixar aqui os grupos do Facebook onde podemos trocar informações com outros profissionais de educação física:

Existem muitas outras páginas que participo porém a partir dessas conseguimos acesso a maior parte dos profissionais de educação física presentes nas redes sociais.

Então é isso aí pessoal, vamos nos comunicando e selecionando os melhores conteúdos. O problema não é obter as informações na internet e sim não utilizar o senso crítico.

E você!? Deixe nos comentários abaixo sua sugestão de site, fanpage, instagram ou outra fonte interessante!

Abraços!


  • Yuri Molina Zapata Rodrigues

    Bacana dms meu xara, algumas paginas citadas eu acompanho, no entanto tem outras que eu ainda havia conhecido e gostei.
    Gosto e confio nesse site http://www.30tododia.com.br/ , inclusive tem uma pagina no facebook ( https://www.facebook.com/30tododia?fref=ts )

    • Yuri Motoyama

      Legal! Não conhecia essa página. Vou dar uma olhada. Abraço!

  • André Itami

    Obrigado pelas indicações. Ganhamos muito mais tempo para encontrar informações com embasamento dessa forma.
    Sigo no instagram alguns educadores físicos que estão nessa mesma linha de pensamento:
    @drpaulogentil
    @antonioarruda
    @gutogalamba
    @eltonlopes_
    @fischerbruno

    • Yuri Motoyama

      Valeu André!! Não conheço todos dessa lista. Vou dar uma olhada! Abração!!!!

  • luiz

    Muito bom. Mas, vejo o instagram com muito conteúdo científico e com bastantes professores que estão fomentando essa rede social todos os dias. Temos no instagram: jonato prestes, ramires tibana, belmiro de sales, pietro manarino, fabricio boscolo, biomecânica da depressão, evidência saúde, teambomsenso e por ai vai. Gosto de usar as redes sociais para tudo, pois sabemos que o nosso aluno/cliente está nesse local e precisamos nos comunicar com ele. Parabéns pela página!!!

    • Yuri Motoyama

      Fala Luiz! Legal que você está participando aqui das discussões! Concordo contigo com relação ao Instagram. Não existe rede social “ruim ou boa” o que faz a diferença é como utilizamos ela. Assim como você citou perfeitamente no seu exemplo. Abração chefe!

  • Alex Asse

    Galera, primeiramente parabéns pelo site! Curti muito as publicações!
    Tenho uma dica de site que encontrei outro dia no facebook e não vi na lista, aí vai: http://www.educacaofisicanaveia.com.br/

    Lá tem textos interessantes sobre a nossa área e tb fizeram uma lista com um monte de sites onde dá p encontrar artigos científicos, dissertações e teses… bem bacana!

    • Yuri Motoyama

      Valeu pela dica Alex!!!! Abraço!

  • Rosemari Zampier

    Parabéns pelo Site : Gostaria de informar sobre :

    Feira de Esporte & Fitness –

    31 ª JOPEF BRASIL – Jornada de Educação Física,
    Fisioterapia e Nutrição

    Data: 15 a
    17 de junho de 2017

    Local:
    ESTAÇÃO CONVENTION CENTER – CURITIBA – PARANÁ

    ANEXO AO SHOPPING ESTAÇÃO

    Atenciosamente

    Rosemari Zampier

    Depto comercial da
    feira

    Fones: (41)
    99673-8700 / ou 999918941

    feira@jopef.com.br

    Entre no site http://www.korppus .com.br ,para detalhes sobre
    fotos e dados da última edição ou facebook da Jopef Brasil .

    • Yuri Motoyama

      Oi Rosemari! Vamos divulgar no nosso programa (podcast) quando ele voltar no começo do ano que vem. Inclusive se você quiser gravar um audio ou participar conosco da gravação para anunciar o evento fique a vontade para combinar um horário conosco! Abração