Agachamento: de verdade, só se for até o chão!

Agachamento

Por Diego Soave

(Prof. Partiuacademia)

Ainda é muito comum vermos praticantes de musculação fazendo agachamento com bastante peso, porém com amplitudes reduzidas (90° ou menos). Este fato pode estar associado ao receio de “forçar” mais o joelho descendo até o chão, ou, por pensar que é preciso somente fazer o exercício “pesado” para obter resultados. Mas será que esta forma é a mais segura e eficiente?

Você é educador físico ou está estudando para tal? Ouça esse divertido episódio e já fique preparado para as pedras que terá no caminho!

Definitivamente não. Diversos estudos mostram que o agachamento realizado com amplitude completa é mais eficiente para hipertrofiar e ganhar força nos músculos da perna; assim como apresenta menor compressão patelofemoral, e até mesmo menor sobrecarga na região lombar.

Então esqueça aquela ideia de encher a barra de pesos e descer só até a metade do caminho, se for agachar, desça até o chão!

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 Referências

  • Bloomquist K. et al. “Effect of range of motion in heavy load squatting on muscle and tendon adaptations”. Eur J Appl Physiol. 2013 Aug;113(8):2133-42.
  • Escamilla R. et al. “Effects of technique variations on knee biomechanics during the squat and leg press”. Medicine Science Sports Exercise. 2001 Sep;33(9):1552-66.
  • Hartmann H. et al. “Analysis of the load on the knee joint and vertebral column with changes in squatting depth and weight load”. Sports Med. 2013 Oct;43(10):993-1008. doi: 10.1007/s40279-013-0073-6.
  • Lawrence W. et al. “Comparative Effects of Deep Versus Shallow Squat and Leg-Press Training on Vertical Jumping Ability and Related Factors”. Journal of Strength and Conditioning Research 2000.
  • Yuri Motoyama

    ok

  • Gabriel Lunardi Agostinho

    Algumas semanas atras, debatíamos isso, até alguém que não entendia finalmente perguntar: “Tá, afinal pode agachar profundo?” Um colega de profissão deu risada e disse: Quando tu fala “agachar profundo” é igual a dizer “subir pra cima”, se é agachamento, é profundo porr#.

    • Yuri Motoyama

      Boa! Se não o exercício iria se chamar “fingimento” rs

  • Filipe Henrique

    Quanto maior a amplitude,melhor o recrutamento de fibras motoras e maior microlesão. Mas será que tambem será benéfico?será que todos executantes do agachamento total,consegue manter a lordose da lombar nos ultimos graus de movimentos?será que não acontecera força de cisalhamento no meu ligamento cruzado anterior?será que o gastrocnemio nao entrara em insulfiencia passiva?

    • Yuri Motoyama

      Além desses benefícios temos uma menor compressão femoropatelar pela ação dos isquiotibiais. Nunca li nada sobre prejuízos na região lombar devido ao agachamento completo. Essa é uma discussão que ainda vai se prolongar. Lembro de ficar uma aula inteira discutindo isso com os fisioterapeutas da minha sala durante minha pós. Com relação a insuficiência passiva do gastrocnêmio seria uma limitação na articulação do tornozelo por algum encurtamento? Faz alguns meses que não procuro nada sobre agachamento nas bases de dados, se você tiver alguma indicação de artigo que pesquisou esses pontos que você observou, coloque aqui para nós lermos! Abraço Filipe e agradecido pelo comentário!