Faça musculação para crescer e … também para EMAGRECER!

Por Diego Soave

(Prof. Partiu Academia)

Fonte Workout in 30′

Muitas pessoas ainda não sabem que o treinamento de força também pode ser utilizado para emagrecer devido ao aumento da taxa de metabolismo basal induzida pelo aumento da massa magra. Isso proporciona um maior consumo de oxigênio durante horas após o exercício (chamado EPOC), fator este que aumenta a oxidação de gorduras.

Em um recente estudo foram investigados os efeitos agudos pós-exercício de um programa de treinamento de força convencional, composto de 32 séries totais, sendo 8 exercícios; 8 a 12 rep. com 1’ a 2’ de intervalo. Comparado com um programa intervalado de alta intensidade com 7 séries totais, sendo 3 exercícios; 6 rep. 20’’ de intervalo + 2-3rep. + 20’’ interv. + 2-3rep.

Os resultados mostraram um aumento significativo da oxidação de gorduras pós-treino do grupo que treinou em um menor espaço de tempo, porém com intensidade elevada.

Clique aqui e ouça um podcast com dicas para emagrecer.

Partindo desse ponto algumas pessoas podem pensar em outras questões que envolvem a musculação e o emagrecimento como: fazer somente dieta, fazer dieta + exercícios aeróbios e fazer dieta + exercícios aeróbios + musculação. O que seria melhor?

Kraemer e colaboradores analisaram os efeitos após 12 semanas destas 3 situações. Ao final da pesquisa todos os grupos conseguiram reduzir o peso, porém ao avaliar a composição corporal, o grupo 3 que praticou também a musculação obteve 97% do peso perdido somente de gordura (perdendo 3% somente de massa magra), contra 69% do grupo 1 e 78% do grupo 2.

Não consegue arrumar tempo para emagrecer? Clique aqui, ouça esse episódio que você vai conseguir arrumar um tempinho.

O emagrecimento não está diretamente ligado ao total de tempo que você passa treinando e sim como você treina! Considere a musculação como um fator potencializador no seu programa de emagrecimento na academia. Ao contrário do que muita gente pensa a musculação NÃO engorda!


Referência

Paoli A, Moro T, Marcolin G, Neri M, Bianco A, Palma A, Grimaldi K. “High-Intensity Interval Resistance Training (HIRT) influences resting energy expenditure and respiratory ratio in non-dieting individuals.” J. Transl. Med. 2012 Nov 24;10:237.

Kraemer WJ. et al. “Influence of exercise training on physiological and performance changes with weight loss in men”. Med Sci Sports Exerc. (1999) Sep;31(9):1320-9.

  • Yuri Motoyama

    ok