Kaatsu Training é um método seguro?

Por Yuri Motoyama

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Foto retirada durante uma pesquisa do grupo que participo – GEPEFEX.

Um método de treinamento que ganhou muita popularização nessa última década foi o Kaatsu Training (treinamento com oclusão vascular). Basicamente ele consiste na utilização de manguitos para controlar a pressão exercida em pontos específicos do corpo para bloquear o fluxo de sangue para as regiões exercitadas. Existe também um aparelho patenteado com a marca Kaastu® que faz o controle automático da pressão exercida através de uma conexão entre os manguitos e uma central.

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Uma grande curiosidade do Kaatsu Training é o fato dele promover aumento de força e hipertrofia com baixas intensidades. Cargas entre 20 a 40% de 1RM (teste de 1 repetição máxima) podem promover resultados semelhantes aos treinamentos intensos que utilizamos nas salas de musculação.

Quais os benefícios do Kaatsu Training?

Ainda existem muitos dados sendo publicados na literatura, mas podemos destacar os seguintes benefícios:

  1. Aumento da concentração de GH (hormônio do crescimento). Além do aumento da massa magra isso poderia levar a um aumento na lipólise (queima de gordura) e formação óssea.
  2. Uma maior concentração de GH também estimula o fígado a produzir o IGF-1 (Fator de Crescimento Semelhante a Insulina) que melhora a sensibilidade a insulina.

Somente com essas duas adaptações já podemos imaginar um cenário onde várias pessoas se beneficiariam dos resultados do Kaatsu Training para controle da sarcopenia, diabetes, osteoporose e obesidade.

Existem riscos com a utilização do Kaatsu Training?

O aumento de pressão nos vasos causado pelo método também pode levar a algumas reações não desejáveis como:

  1. Formação de trombo (coagulação no interior do vaso sanguíneo).
  2. Indução a lesões microvasculares (mesmo depois a aplicação da pressão), resultando em morte celular e necrose.
  3. Devido a formação do trombo, pode haver a ocorrência de embolia pulmonar.
  4. Redução do débito cardíaco com consequente efeitos colaterais como confusão mental, desorientação, anemia cerebral e agravamento da doença isquêmica do coração.

Não fique com medo, você pode usar métodos muito mais arriscados e nem sabe disso (rs)! Continue com o texto…

Clique aqui e veja qual é o melhor método de treino na musculação.

Qual a chance que eu tenho de desenvolver um desses problemas relacionados ao Kaatsu Training?

Na pesquisa utilizada como referência, foram coletados dados em 105 instalações que utilizam o Kaastu Training como método de treinamento ou reabilitação. Devido a grande popularização em academias as 3 maiores aplicações do método são:

  1. 27% são academias.
  2. 24% salas de atendimento (quiropatas, osteopatas e fisioterapeutas).
  3. 22% e hospitais e clínicas.

No que diz respeito ao tempo de prática do Kaatsu Training nesses locais temos:

  1. 40% que utilizam o método entre 1 a 3 anos.
  2. 24% que utilizam o método menos que um ano.
  3. 20% que utilizam o método entre 3 a 5 anos.

Na figura abaixo podemos ver a porcentagem da ocorrência dos problemas relacionados ao Kaatsu Training.

Kaatsu Training
Imagem retirada do artigo original e traduzida.

Nesse artigo podemos observar que o Kaatsu training é um método com uma margem de efeitos colaterais nocivos a saúde bem baixa, tornando-o uma prática segura. Outro ponto interessante é que uma boa parte das instalações que utilizam a oclusão vascular como intervenção são clinicas e hospitais. Aqui, no nosso país, ainda temos uma grande parte dos profissionais da saúde que torcem o nariz e condenam o método mesmo sem ler o mínimo do que a literatura apresenta.

É mais provável você ser atingido por um raio na cabeça do que ter anemia cerebral trabalhando com o método. É mais provável você morrer em uma catástrofe de um meteoro caindo sobre o planeta do que você ter trombose utilizando o kaatsu training (é sério compare as estatísticas).

Gostou, leia um pouco mais sobre Kaatsu training e outros temas relacionados ao treinamento de força na fanpage do professor Cauê Teixeira clicando aqui.


Referência

NAKAJIMA, T. et al. Use and safety of KAATSU training: results of a national survey. International Journal of KAATSU Training Research, v. 2, n. 1, p. 5-13, 2006.

  • Marco Machado

    Excelente post @yurimotoyama:disqus, só queria uma opinião tua sobre o conflito de interesses. Journal of Kaatsu tem credibilidade?

    • Yuri Motoyama

      Cara, boa pergunta essa. Quando eu vi a primeira vez eu torci o nariz também. O que me ganhou nesse artigo foi o tamanho da revisão (número de participantes, etc). Esse periódico não tem nenhuma classificação de IF e tb não está indexado no pubmed. Uma curiosidade que tive em relação a conflito de interesses foi em procurar nesse mesmo periódico alguma informação contraditória sobre os benefícios do Kaatsu. Mas até agora não achei nenhum paper com essa abrangência e sobre essa temática.