O contador de calorias da esteira serve para alguma coisa?

Por Yuri Motoyama

Para os alunos que buscam emagrecimento, um ponto crucial é conseguir quantificar o seu desempenho. Porém, acaba sendo bem complicado fazer isso quando se caminha na esteira de casa, ou quando você vai a academia, seu professor tem que cuidar de 40 alunos na sala ao mesmo tempo. Muitas vezes seu professor ainda não teve tempo para te explicar o que vou escrever aqui.

Imagina que seu professor fala para você fazer 1 hora de esteira, aí chega uma amiga do seu lado. Vocês ficam jogando conversa fora por uma hora e vão para casa. Aí seu professor chega no painel da sua esteira e vê que vocês andaram 3 km em uma hora (estou hipotetizando, sei que isso seria a mesma velocidade que andar de joelhos na esteira, rs). No dia seguinte ele fala para vocês andarem 5km de esteira e não 1 hora (assim não tem enganação). Aí vocês completam os 5km só que demoram 3 horas! Assim não dá né? Não adianta chegar para seu professor e reclamar que a “academia não está dando resultado”.

Essa é sua realidade? Então vamos começar a pensar nas calorias…

Apresentação1Desafio vocês a começarem a observar quantas calorias são gastas durante o treino. Como faço isso? Hoje em dia muitos ergômetros tem essa função. Não tem aquele monte de botões na esteira?Aprendemos a usar o “start” e “stop”, mas seu professor sabe usar o “program”. Muita gente ignora a maior parte das funções dos ergômetros, entretanto podemos colocar informações como nossa idade, peso e frequência cardíaca e os computadores embutidos nos ergômetros vão nos fornecer (de acordo com os dados que inserimos) a quantidade de calorias gastas naquela atividade.

Alguns frequencímetros também tem essa opção de contabilização de calorias com base na frequência cardíaca média da atividade, tempo, idade, gênero, velocidade, etc.

Resolvi escrever esse post, pois vejo que podemos melhorar o controle da intensidade do treinamento aeróbio e de uma forma bem grosseira monitorar o desenvolvimento dos alunos. Imagine que seu professor ontem fez você gastar 250 calorias em 30 minutos, depois de um mês você conseguiu gastar essas 250 calorias em 20 minutos! Depois de 6 meses você já está fazendo 250 calorias em 15 minutos!! Seu condicionamento melhorou! Agora você tem a opção de continuar com os 15 minutos (economizando tempo) ou tentar “gastar” o dobro no 30 minutos novamente.

Se eu gastei 200 calorias eu posso comer um bombom de 120 calorias?

Não minha filha! (rs) Esse valor é uma estimativa! Não vá achando que você vai poder comprar uma caixa de Ferrero Rocher porque seu relógio mostrou que você gastou 200 kcal. Não funciona assim! Como eu disse, esses valores são estimativas baseadas em alguns dados que você forneceu, não correspondem com o gasto calórico real da atividade. Para calcular isso com uma boa precisão teríamos que utilizar equipamentos muito mais caros e sofisticados. Porém, não deixa de ser uma boa forma de você e seu professor começarem a quantificar seu progresso no treinamento aeróbio.

Se você tem dúvidas sobre essa conversa sobre calorias e emagrecimento, clique aqui e ouça um programa sobre esse tema!

Se isso não é preciso então porque usar esse controle através das calorias?

Então, não ignore as opções que os ergômetros (e acessórios) tem a te oferecer. Hoje em dia podemos utilizar vários aparatos tecnológicos para melhorar a qualidade dos nossos treinamentos. Como eu falei, isso é o primeiro passo depois do deserto chamado “não fazer nada”!

Compartilhe com seus alunos e suas vizinhas de papo de esteira. Se quiser bater papo e andar, faça isso na praia, no parque e nos momentos de lazer. Por mais que a academia seja um local prazeroso para você, opte por treinar quando você chega na academia, afinal você está pagando…


  • Yuri Motoyama

    ok