Podcast #18 – Periodização de Treino

Olá pessoas! Treinadores, treinados e interessados!

Hoje eu Yuri Motoyama e o professor Gilmar Esteves iremos conversar sobre um dos temas mais importantes do treinamento, a Periodização do Treino. Gosto de pensar que todo bate papo sobre treinamento vai acabar terminando em uma boa periodização. Tudo na vida é planejamento, correto? Com o treinamento não é diferente! A maior parte das pessoas não conseguem ter resultado devido ao fato de não terem seus treinos periodizados.

Participe desse bate papo conosco! Ouça o episódio, tire suas conclusões e escreva aqui embaixo da postagem o que você acha. Como sempre recomendo que utilize fones de ouvido para uma melhor qualidade do áudio.

Se você quiser receber uma periodização de treino feita pela equipe do 4×15, participe do nosso programa de patronato! Clique aqui e saiba como!

Nos ajude compartilhando o podcast e vamos nos unir para espalhar conhecimento e estimular boas discussões sobre ciência do treinamento!


Links citados no podcast

Clique aqui para ouvir o Podcast sobre dose-resposta no treinamento de força.

 Referências citadas no podcast

MIRANDA, Fabrício et al. Effects of linear vs. daily undulatory periodized resistance training on maximal and submaximal strength gains. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 25, n. 7, p. 1824-1830, 2011.

RHEA, Matthew R. et al. A meta-analysis to determine the dose response for strength development. Medicine and science in sports and exercise, v. 35, n. 3, p. 456-464, 2003.

STÖGGL, Thomas; SPERLICH, Billy. Polarized training has greater impact on key endurance variables than threshold, high intensity, or high volume training. Frontiers in physiology, v. 5, 2014.

 

  • Juliano Campagna

    Uau! Descobri o podcast após a participação do pessoal do PlayerSelect, este é o segundo podcast que eu escuto quase inteiro (estou ouvindo este com bastante atenção e logo termino hehe)
    Enfim, eu começo a treinar e paro desde os 15 anos, continuo magro hehe. Após passar por várias academias, nunca imaginei que pudesse existir um acompanhamento deste tipo com planejamento curto, médio e longo prazo, usando o exame médico para adequar o treinamento.
    Atualmente não frequento academia, comprei uma máquina multi-exercicios e faço as vezes em casa hehe… algum de vocês topam fazer um treino com esse acompanhamento todo? Tem idéia de quanto cobram o serviço?
    Ótimo podcast!

    • Yuri Motoyama

      Muito agradecido pelas palavras Juliano! Legal que você como praticante está gostando do conteúdo do cast. Uma das minhas preocupações é deixar o conteúdo informativo para profissionais e consumidores do serviço a saúde. Na verdade esse planejamento é indispensável, o problema é que o serviço oferecido é muito precário (e não é só no Brasil não) e os professores não se interessam em estudar para otimizar os resultados dos alunos. Com relação a seus resultados isso também depende de vários outros fatores, mas que você se beneficiaria com uma periodização de treino (o nome para esse planejamento) isso é certeza. O que podemos fazer a distância (esse é um serviço oferecido pelo site) é montar esse planejamento, porém você precisa estar acompanhado de um profissional. Dê uma olhada na nossa guia “serviços” aqui na barra de menu do site que tem todas as informações sobre. Abração chefe e obrigado pelo comentário!

      • Juliano Campagna

        Ola Yuri!
        Muito obrigado pela resposta, e também pelos podcasts!
        Irei dar uma olhada na guia Serviços, quem sabe em breve fazemos negócios 🙂 (atualmente estou economizando em tudo para as férias rs)
        Abraço!

  • Gabriel Pohlmann Roballo

    Muito bom o conteúdo bem simplificado pra quem esta interessado já deu um bom norte!

    • Yuri Motoyama

      Valeu pelo feedback Gabriel! Legal que esteja na pegada de ouvir todos episódios! Você vai perceber a melhora na qualidade da gravação com o tempo…os primeiros são muito toscos! rs

  • Antonio

    Otimo conteudo! encontrei o site pelo google…me formei em bacharel de educação fisica em 2016, esse site esta ajudando muito nos meus estudos…e estou recomendado para os meus alunos e amigos.

    • Yuri Motoyama

      Que bom que está gostando Antonio! A profissão é muito recompensadora, você vai ver. Continue compartilhando com seus amigos de profissão que isso nos ajuda muito!