Podcast #61 – Exercício Físico e Imunologia

Olá pessoas!

Hoje vamos conversar sobre exercício físico e imunologia. Provavelmente muitos de vocês já ouviram a expressão “nosso corpo morre quando treinamos”. Será que isso é verdade? Que o exercício físico pode influenciar na sua imunidade isso já é conhecido, agora como isso acontece?

Para esse bate papo contamos com a presença do professor Yuri Motoyama, o especialista em imunologia (e ele estava guardando segredo) Fábio Rocha e o cara que já até experimentou uma rabdomiólise para esse cast Douglas Jandoza!

Links citados no podcast

Filme Osmose Jones

Podcast que aborda um pouco do tema estresse oxidativo;

Referências

LEANDRO, Carol et al. Exercício físico e sistema imunológico: mecanismos e integrações. Revista portuguesa de ciências do desporto, v. 2, n. 5, p. 80-90, 2002.

LEANDRO, Carol Góis et al. Mecanismos adaptativos do sistema imunológico em resposta ao treinamento físico. Rev Bras Med Esporte, v. 13, n. 5, p. 343-348, 2007.

KRÜGER, Karsten; MOOREN, Frank C. Exercise-induced leukocyte apoptosis. Exerc Immunol Rev, v. 20, n. 20, p. 117-134, 2014.

 

  • Emanoel Brito

    Boa noite pessoal, o postcast ótimo como sempre. E tinha a mesma dúvida que o colega disse durante a explicação da apoptose, o entendia de apoptose era a morte da célula.

    • Yuri Motoyama

      Legal né! Na verdade só fui ter esse conceito melhor esclarecido ouvindo o Fabião no cast! Valeu por nos acompanhar e comentar aqui Emanoel! Abração

  • Pingback: Galera do RAU #38 – Saúde é o que interessaaa… – Podflix - Podcast()

  • Felipe Marques

    Caramba, esse podcast deu uma luz no fim do túnel na minha cabeça! Hahaha! Gostaria de parabenizar vcs! Muito bom! Eu costumo ouvir os podcast até no carro! Mesmo que não dê para prestar atenção em tudo, acaba que por certa “indução auditiva” você relaciona os processos e os mecanismos de maneira mais fácil após uma breve leitura! Curto muito o trabalho da galera que atualmente compõem o 4×15, principalmente o Yuri! Abraço a todos!

    • Yuri Motoyama

      Valeu Felipe!!! Eu também costumo ouvir no transito a maior parte das vezes e consigo absorver muita coisa mesmo prestando a atenção no trânsito. Fico feliz que esteja gostando do nosso conteúdo. Aguarde que quando voltarmos do nosso recesso em 2017 vai ter muita coisa legal! Abração

      • Poxa, agora fiquei ansioso! Hahaha! Ficarei no aguardo!