Podcast Drops #02 – Aquecimento antes do exercício aeróbio é eficaz?

Olá pessoas!

E nesse segundo podcast do nosso formato drops, nós vamos para uma pergunta interessante: fazer aquecimento (antes) ou resfriamento (após) exercícios aeróbios é eficaz?

E você pode nos ajudar com futuras pautas enviando suas sugestões ou dúvidas para contato@quatrode15.com.br

Se você não quer perder nenhum episódio, assine nosso blog cadastrando seu e-mail e não perca nenhuma atualização!

Referencias

 

 

  • Otavio Marques

    Pensando em aumento do fluxo sanguíneo, permitindo uma maior demanda de nutrientes chegando aos músculos. Seria interessante o aquecimento na esteira ergométrica antes de uma sessão de treinamento de força?

    • Yuri Motoyama

      Olá Otávio! Tudo bom?
      Nós ainda vamos gravar um Drops sobre o aquecimento especificamente para o treinamento de força. Existe até uma pesquisa que vamos começar lá no nosso laboratório que vai investigar essa diferença entre aquecimentos mais utilizados no TF. Pelo que eu já li, esse aumento de fluxo sanguíneo e maior oferta de nutrientes tem pouco efeito para o Força já que estamos falando de vias energéticas que são predominantemente anaeróbias e não vão se aproveitar de forma aguda desses nutrientes. Ao que me parece o aquecimento localizado é o que faz mais sentido para ser utilizado no TF tendo em vista que já é uma forma de ativar o recrutamento muscular do ponto de vista neural. Aguarde por aqui que teremos novidades! Abração e agradecido pelo comentário

      • Otavio Marques

        Tudo bem sim graças a Deus! Então, compreendo que para o TF o aquecimento não seria tão eficaz de uma forma bem direta pensando em vias energéticas utilizadas durante o TF. Minha dúvida surgiu, pois já é meio que automático o inicio de exercícios na esteira. Gostaria de saber de você, se para contribuir para o aumento no gasto energético do indivíduo com sobrepeso, o uso do aquecimento na ergometria não seria importante antes do treino de força?! pois utilizo muito para alunos meus com pouca aptidão cardiorrespiratória, e pensando também no aumento do gasto energético, contribuindo para o emagrecimento. O que vc acha?

        • Yuri Motoyama

          Ai nisso eu penso exatamente como você! Quando vou trabalhar com personal e são alunos que precisam aumentar o gasto calórico ou melhorar a aptidão aeróbia, aí sim eu uso o treinamento aeróbio antes. Mas aí eu nem chamo de aquecimento e sim de treinamento, rs. Essa modalidade de treinamento concorrente (ou combinado) tem bastante artigos. Se tiver curiosidade, dá uma olhada nas postagens que eu fiz procurando por “treinamento concorrente” aqui no blog. Abração chefe!!!

  • Emanoel Brito

    fala pessoal bom dia. em relação ao tema apresentado gosta de fazer o aquecimento com meus alunos ou até mesmo na musculação de uma forma específica como exercícios de mobilidade e utilizando exercícios que ativem toda a região do core como aquecimento também.

    • Yuri Motoyama

      Vamos bolar uma pauta para falar do aquecimento para treinamento de força, é um bom tema também!

      • Emanoel Brito

        Sim verdade. Muita gente Ainda com o mesmo pensamento

  • Cleiton Torres

    Mais um excelente cast. Jandozza é um comunicador nato.

    • Yuri Motoyama

      Valeu cleiton!!