Podcast Drops #04 – Cinta abdominal protege a coluna lombar?

Olá pessoas!

Nesse drops vamos trazer alguns questionamentos sobre a utilização daquela famosa cinta lombar na musculação. Qual é seu real efeito sobre o corpo? Ela funciona mesmo? Existe um lado certo? Existem cintas melhores? Veja o que as pesquisas com esse acessório tem para nos esclarecer.

Referencias

CHOLEWICKI, J. et al. Lumbar spine stability can be augmented with an abdominal belt and/or increased intra-abdominal pressure. European Spine Journal, v. 8, n. 5, p. 388-395, 1999.

FINNIE, Steven B. et al. Weight lifting belt use patterns among a population of health club members. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 17, n. 3, p. 498-502, 2003.

KINGMA, Idsart et al. Effect of a stiff lifting belt on spine compression during lifting. Spine, v. 31, n. 22, p. E833-E839, 2006.

LANDER, Jeffrey E.; SIMONTON, R. LESLIE; GIACOBBE, J. K. The effectiveness of weight-belts during the squat exercise. Medicine and science in sports and exercise, v. 22, n. 1, p. 117-126, 1990.

WARREN, Laura Page et al. Effect of soft lumbar support belt on abdominal oblique muscle activity in nonimpaired adults during squat lifting. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy, v. 31, n. 6, p. 316-323, 2001.

  • Emanoel Brito

    nessa parte de usar o cinto para prevenção não sei dizer se seria a melhor ou pior justificativa para o uso do mesmo.mas não podemos culpar a aluno até por que isso é tão velho quanto alongar antes do treino.

    • Yuri Motoyama

      Por isso mesmo que devemos compartilhar informações que levem esse conhecimento para os praticantes que não são da área. Abração!