Podcast Drops #05 – Tem como perder somente a gordura localizada?

Olá pessoas!

Nesse nosso próximo podcast no formato de Drops vamos abordar um tema que faz muitas pessoas usarem mal o tempo de treino na academia. Quem já não viu algum aluno isolado lá no cantinho fazendo 30 minutos de abdominal esperando que isso elimine a gordura da região?

Então para você que não quer perder mais tempo, ouça essa explicação rápida do professor Fábio Rocha e fique com a consciência tranquila caso você não tenha tempo para fazer meia hora de abdominal todos os dias…

Referencias

RAMÍREZ-CAMPILLO, Rodrigo et al. Regional fat changes induced by localized muscle endurance resistance training. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 27, n. 8, p. 2219-2224, 2013.

STALLKNECHT, Bente; DELA, Flemming; HELGE, Jørn Wulff. Are blood flow and lipolysis in subcutaneous adipose tissue influenced by contractions in adjacent muscles in humans?. American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, v. 292, n. 2, p. E394-E399, 2007.

VISPUTE, Sachin S. et al. The effect of abdominal exercise on abdominal fat. The Journal of Strength & Conditioning Research, v. 25, n. 9, p. 2559-2564, 2011.

  • Eduardo Alves Assenza

    Parabéns a todos do Quatro de 15!! as pergunta que surgiram é, o volume de massa magra (músculos)auxilia na redução de gordura, quantos mais músculos eu tendo a reduzir o volume de gordura no organismo? produtos que se dizem termogênicos( gel redutor) de uso tópico associados a exercícios auxiliam na perda de gordura?

    • Yuri Motoyama

      Que bom que gostou Eduardo!
      Partindo do que já está estabelecido na literatura que o tecido magro tem um potencial maior para ser metabolicamente mais ativo como consequência a uma quantidade de exercício, sim! Temor um gasto calórico maior ao aumentarmos a massa magra. O que eu já vi alguns autores questionarem é o “quanto” de massa muscular vocÊ precisaria aumentar para ter uma diferença real em questão de emagrecimento. Agora não tenho essa referência aqui para te mostrar, mas já ouvi de outros professores que pequenas quantidades não fazem diferença. Eu acredito que independente da quantidade, aumentar o gasto calórico basal é sempre uma boa estratégia quando se trata de emagrecimento.

      Com relação aos termogênicos eu nunca vi nenhum dado na literatura científica que observou alguma redução de gordura localizada com gel e também nunca vi uma explicação plausível para esse mecanismo de ação…

      Abraço!!!

  • Emanoel Brito

    fala gente bom dia. Esse é justamente o tópico mais complicado de explicar e o mais perguntado nas academias, principalmente para as alunas.kkk Mesmo que o assunto não seja tão novo gostei muito das explicações. Parabéns a todos.

    • Yuri Motoyama

      Se pelo menos uma pessoa que tem essa prática, conseguir mudar esse “habito” através do programa já está bom! Missão cumprida! rs Abraço chefe!

      • Emanoel Brito

        Sim verdade.

  • luiz

    Gostei do podcast, muito bem fundamentado e com bons estudos. Parabéns pelo trabalho, sempre que possível estou acompanhando o trabalho de vocês!

    • Yuri Motoyama

      Que bom que está gostando Luiz! Espero que continue conosco aí nessa jornada de compartilhar conhecimento! Abração