Podcast – Ep 08 – Onde está a verdade?

 

page

Olá pessoas! Nesse podcast, vamos bater um papo “cabeça” sobre um tema bem polêmico. Vamos conversar sobre as formas de observar e tirar conclusões do mundo. Será que existe uma verdade única? Quando estamos falando de uma maça, será que estamos olhando para o mesmo lado dela?

Uma coisa é certa, a humanidade tem uma curiosidade insaciável e isso fez com que desenvolvêssemos formas de explicar as coisas. Veja no que isso vai dar…

Participação de Yuri Motoyama (Prof. Suspiro Reto), Érika Motoyama (Sra. Reforço Positivo), Rodolfo Dalla´s (Garoto Bipolar) e Gilmar Esteves (Super Cross).

Se gostou, compartilhe e nos ajude a divulgar o 4×15!

Um abraço!

Tabela com as formas de observar o mundo e suas características

Abordagem

Conclusões Caráter Base Método

Ciência

Provisórias

Explicativo Lógica

Empírico

Filosofia

Provisórias Explicativo Lógica

Religião

Definitivas

Explicativo

Lógica

Arte

Estéticas

Senso Comum Definitivas

Retirado do livro Bases teóricas para redação Científica (autor Gilson Volpato) que você pode adquirir clicando aqui.

  • Yuri Motoyama

    ok

  • Marco Machado

    Parabéns pelo podcast! Só tenho uma forte crítica a fazer pois foi passada uma grande desinformação. Ciência NÃO é uma religião ou mesmo um tipo de religião como foi transmitido logo no início. Sugiro a leitura de http://ateus.net/artigos/ceticismo/a-ciencia-e-uma-religiao/ para esclarecimento. Abraços.

    • Yuri Motoyama

      Professor Marco!!! Agradecido pelo comentário! Fico muito feliz pois você sempre contribui nos comentários aqui do site. Pena que quando atualizei o sistema de comentários eu perdi alguns comentários seus antigos. Bom com relação a “relação” entre ciência e religião concordo 150% com o sr. Na edição eu até iria retirar essa parte. Porém decidi deixar pois pensei em valorizar o formato bate papo do cast e realmente discutirmos os pontos de vista (cada participante tinha um ponto de vista bem diferente, rs). Também acho que nunca irá existir a possibilidade da relação entre essas formas de se observar o mundo (senso comum, arte, religião, filosofia e ciência) e isso eu tentei deixar bem claro expondo meus pontos de vista. Eu tenho um amigo que é doutor em Ciência da Religião e ele também afirma que em vários pontos a ciência tem várias características (são comportamentos de grupo e não os métodos) bem parecidos com a religião. Acho que quando a Érika pontuou isso no cast ela quis dizer nesse sentido. Bom, eu continuo batendo o pé com eles que as duas não casam, rs. Ainda não consegui enxergar as coisas pelos óculos que eles estão usando kkkkkk. Excelente artigo esse que sugeriu! Abraço professor!!!!

    • Yuri Motoyama

      Yuri Motoyama

      Educador Físico – CREF 034264-G/SP

      Mestre em Ciências da Saúde – UNIFESP

      Grupo de estudos e pesquisas em fisiologia do exercício – UNIFESP

      Especialista em Fisiologia do Exercício – UNIFESP

      De: Disqus [mailto:notifications@disqus.net]
      Enviada em: quarta-feira, 26 de novembro de 2014 15:54
      Para: yuri.motoyama@gmail.com
      Assunto: Re: New comment posted on Podcast – Ep 08 – Onde está a verdade?

      Disqus

      Settings

      A new comment was posted on 4×15

      _____

      This comment is awaiting moderator approval.

      _____

      Marco Machado

      Parabéns pelo podcast! Só tenho uma forte crítica a fazer pois foi passada uma grande desinformação. Ciência NÃO é uma religião ou mesmo um tipo de religião como foi transmitido logo no início. Sugiro a leitura de http://ateus.net/artigos/cetic… para esclarecimento. Abraços.
      12:53 p.m., Wednesday Nov. 26

      Moderate this comment by email

      Email address: marcomachado1@gmail.com | IP address: 186.241.222.71
      Reply to this email with “Delete”, “Approve”, or “Spam”, or moderate from the Disqus moderation panel.

      _____

      You’re receiving this message because you’re signed up to receive notifications about activity on threads authored by yurimotoyama.
      You can unsubscribe from emails about activity on threads authored by yurimotoyama by replying to this email with “unsubscribe” or reduce the rate with which these emails are sent by adjusting your notification settings.

      Disqus