Sabe o que são os drills? (se você praticou algum esporte vai entender o que eu estou falando)

O que são os drills

Por Prof. Jonathan Sabaliauskas

Os “drills”  são as exaustivas repetições que a maioria das modalidades utilizam para o aperfeiçoamento de uma técnica. Tão presentes no Jiujitsu, Judo, Aikido e diversos esportes.

Estava lendo a revista GracieMag desse mês e uma reportagem me chamou a atenção, ela falava sobre atletas que defendiam o método de treino usando “drills” (repetições exaustivas de um determinado conjunto de ações – técnica) enquanto outros afirmavam que os drills atrapalhavam a “criatividade” e habilidade de lidar com o inusitado durante um combate.

Mas essa questão de “achar” é igual aquela de “sentir”, incomoda um pouco, então me lembrei de um fenômeno chamado Plasticidade Neural, que é a capacidade do organismo em se adaptar, às mudanças externas e internas, graças à ação sinérgica de diferentes órgãos, coordenados pelo sistema nervoso central.

Essa capacidade pode ocorrer em qualquer estágio do desenvolvimento de um organismo, desde embrião até sua forma plena, ou seja, é fundamental no processo de aprendizagem tanto de estímulos físicos (respostas motoras) quanto mentais (interações com o ambiente).

O que indica que, quanto mais treinarmos um conjunto de ações a serem tomadas (técnica) frente a um determinado estímulo, mais rápidas serão as nossas respostas, isso ocorre por que nossos neurônios “descobrem” meios mais rápidos de conduzir as informações, renovam seus circuitos neuronais e com isso, as respostas formuladas pelo SNC ocorrem com maior velocidade de reação.

Logo, Devemos considerar que, com a aprendizagem do gesto motor, temos ativações mais coordenadas dos músculos agonistas e sinergistas e um movimento metabolicamente mais econômico, em outras palavras, produzimos ações mais coordenadas com menor gasto de energia, e isso é o que chamamos de EFICIÊNCIA.

Concluindo, as repetições exaustivas de determinados gestos motores para o esporte de alto rendimento, como atletas de artes marciais, são essenciais para tomada de decisões. Produzindo movimentos que devem ser rápidos, econômicos, coordenados e com margens de erro bem reduzidas.

Referencias

FERRAI ET AL. Plasticidade Neural: Relações com o Comportamento e Abordagens Experimentais. Psic.: Teor. e Pesq. v.17 n.2 Brasília maio/ago. 2001

NETO, M.; MOLINARI,,S.L.; SANT`ANA,D. M.G. Relações entre Estimulação , Aprendizagem e Plasticidade do Sistema Nervoso. Arq.Apadec, 6(1): 9-14,2002.

PRESTES ,V. Afasia e Plasticidade Cerebral. CEFAC: Centro de Estudo em Fonoaudiologia Clínica. São Paulo.1998.

ROCHA,A;GUEDES;SOUZA.Treinamento Personalizado em Musculação.01 ed.Phorte Editora,2008.