Shakes para emagrecimento: bom para quem compra ou para quem vende?

Por Jean Silvestre

Olá Pessoal!

Nos próximos posts vamos falar de um tema bem interessante, um tema que eu particularmente adoro discutir: CONSUMO DE SHAKES PARA PERDA DE PESO! Você já tomou? Funcionou? Conseguiu manter o peso? Tem garantia que sua saúde não foi prejudicada com o consumo dos produtos? Vamos discutir todas estas questões agora. Não é incomum encontrar alguém que fez o consumo desses produtos para perda de peso, e aqui entra o primeiro ponto…

Os famosos shakes realmente podem fazer  com que eu perca peso?

Ele faz você perder peso SIM! Só existe um detalhe que eles não contam para o público e eu considero uma boa sacada: eles trabalham com o imediatismo! Se a grande busca das pessoas é a perda de peso, vamos diminuir o peso de imediato e delas e deixar todo mundo feliz!!

Mas será que se você diminuir 15kg na balança em duas semanas, você necessariamente perderá 15kg de gordura?? (Promessa da própria empresa).  Afinal de contas, é o que você quer: perder gordura, não é?!

Vamos entender melhor! Retirei uma imagem de composição corporal da internet para analisarmos. Se vocês repararem verão que boa parte do nosso corpo (cerca de 65-75%) é composto por água (nível 2 – molecular). Essa é uma informação importantíssima, pois a partir disso vamos entender como funciona essa diminuição grande de peso dos shakes.

comp corporal herbalife

Basicamente são três “frentes” que os shakes vão utilizar para promover a perda de peso exorbitante: 1) Desidratação corporal; 2) Diminuição dos estoques de glicogênio hepático e muscular e 3) Balanço energético negativo exacerbado. Neste primeiro post, vou falar somente do primeiro método de perda de peso.

Agora vamos revelar o segredo dos shakes!

Vamos lá, para quem já aderiu ao “tratamento” Herbalife um dos requisitos que eles exigem é o consumo de chás para “hidratar o corpo e controle de peso” junto com os substitutos de refeições (Frase retirada do próprio site – Ref. 1). Para quem nunca viu o produto, eu fiz questão de pegar o rótulo e analisá-lo.

chá

Aqui, eu particularmente, tenho uma grande dúvida e gostaria que alguém me explicasse (com evidências, por favor). Como um chá que possui efeito diurético vai manter a pessoa hidratada??

Enfim, eis aqui a primeira sacada dos caras em relação à perda de peso, você consome chás diuréticos, vai ao banheiro a cada 30 minutos, desidrata, e quando sobe na balança percebe que está com 1-2 kg a menos e fica feliz. Mas será que essa perda de peso é em forma de gordura corporal? A utilização de chás trazem benefícios, eles possuem cafeína e propriedades antioxidantes importantíssimas com as catequinas (2). O problema é que na maioria das vezes as pessoas fazem um alto consumo dessas substâncias, vem aquele pensamento “Se é bom, porque não usar bastante né?!” E com isso chegam os efeitos adversos, como diminuição na absorção de minerais como ferro e cobre (3), alterações no sistema cardiovascular, qualidade do sono e irritabilidade (4).

Outro problema muito comum no consumo dos chás é o que presenciamos muito no dia a dia de quem faz uso, no qual as pessoas substituem as refeições (principalmente lanches intermediários) pelo consumo de chás, e ai entramos no segundo e terceiro fator que acarreta em perda de peso (está no começo deste post), mas que iremos discutir no post 2 para separar didaticamente ok ?!

Nos vemos no próximo post pessoal, deixem seus comentários e opiniões e vamos trocar conhecimento!!

Face: Jean Silvestre

Instagram: @nutrijeansilvestre

Email: j.csilvestre@yahoo.com.br


Referências

1 – Site da Herbalive

2 – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDODRINOLOGIA. Perda de peso: tratamentos heterodoxos e suplementos nutricionais. Projeto Diretrizes, [S.l.], 2006

3 – VALENZUELA, A., B. El consumo te y la salud: características y propriedades beneficas de esta bebida milenaria. Revista Chilena de Nutrición, Santiago, v. 31, n. 2, p. 72-82, ago. 2004.

4 – SMITH, A. Effects of caffeine on human behaviou. Food and Chemical Toxicology, England, v. 40, n. 9, p. 1243-1255, 2002.

  • Bruna

    Valeu, sempre quis uma boa resposta fundamentada para debater com esses “promotores de emagrecimento”

    • Yuri Motoyama

      Quer começar uma “boa” discussão. Peça para os promotores te mostrarem as evidências científicas a favor do produto…vai ter gente passando pelo buraco da fechadura para fugir…rs