Temos como prevenir o câncer com uma alimentação adequada?

Mês de Outubro se foi e com ele muito se falou em um tema muito importante: Câncer de mama. Agora temos o mês de Novembro e com ele outra temática que devemos ter atenção: Câncer de próstata. Os dois tipos de câncer ocorrem em públicos diferentes, porém possuem algo semelhante: a influência da alimentação na prevenção!

Qual a importância da alimentação na prevenção do câncer?

Calma Jean, como assim? Quer dizer que a alimentação é importante para prevenção de diversos tipos de câncer? Não só é importante, como é atualmente classificada como o fator ambiental que mais influencia na ocorrência dessa condição médica. Existem autores que evidenciam que a alimentação contribui com 35% em casos de mortes por câncer! Acredite, ela é considerada por muitos autores como fator mais predominante do que o próprio tabaco!!(1) Cuidado pessoal, não estou incentivando ninguém a fumar, só estou mostrando a importância da alimentação para a saúde!

Dentro da alimentação existem alimentos que merecem muito destaque nessa “luta” contra o câncer que são as frutas e hortaliças. 

Consumo de frutas, hortaliças e câncer

Por tudo que aprendi sobre nutrição fico muito triste quando ouço as pessoas falando que vão retirar as frutas da alimentação porque “fruta engorda” ou que “frutose faz mal”. Só para constar em 1997 especialistas do World Cancer Research Fund and the American Institute for Cancer Research e do Chief Medical Officer’s Committee on Medical Aspects of Food and Nutrition Policy realizaram uma extensa análise epidemiológica mundial e olha que fantástico: os comitês foram unânimes em recomendar o aumento da ingestão de frutas e hortaliças visando a prevenção do desenvolvimento do câncer!!(2, 3)

Abaixo a figura que mostra a relação entre consumo de frutas e hortaliças e a projeção de incidências de câncer.

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Observe como uma alimentação saudável tem forte influencia na prevenção de câncer!! E para quem acha que fruta engorda, recomendo fortemente se desapegar desse conceito, um pequeno exemplo: 1 maçã Fuji média tem em torno de 70-80 kcal, e isso não representa nada perto das 250-300 kcal que um pastel tem! Nem vou entrar no fator quantidade de fibras, vitaminas e antioxidantes (compostos importantíssimos para prevenção de câncer) porque seria uma vitória vergonhosa das frutas!!

Se você quiser ouvir um programa (podcast) sobre o tema, clique aqui!

Então fica a dica: Em vez de retirar frutas da sua alimentação por medo de ganho de peso, retire os alimentos industrializados, gordurosos e cheios de carboidrato simples e outro fator importante: SEJA MAIS ATIVO AO LONGO DO SEU DIA!!

Abraços Pessoal,

Jean Silvestre

@nutrijeansilvestre


REFERÊNCIAS

(1)Glanz K. Behavioral research contributions and needs in cancer prevention and control: Dietary change. Prev Med 1997; 26(5 Pt 2):S43-S55.

(2)World Cancer Research Fund. Food, nutrition and prevention of cancer: A global perspective. Washington: American Institute for Cancer Research; 1997. p.35-71, 508-40.

(3)Committee on Medical Aspects of Food and Nutrition Policy (COMA). Epidemiology of diet in relation to specific cancers. London: H.M. Stationery Office; 1998. p.80-153. Report on Health and Social Subjects, n.48.