Você já parou pra pensar o quanto você treina por semana?

Tempo-e-treinoPor Diego Soave

(Prof. PartiuAcademia)

Em um estudo publicado no Journal of Strength and Conditioning Research em 1997, conduzido por Ostrowski e colaboradores (é isso mesmo, dezessete anos atrás!) foram verificados os efeitos de diferentes volumes de treinamento resistido na hipertrofia muscular, força máxima, potência e relação testosterona/cortisol antes e após 10 semanas de treinamento. Os grupos foram divididos em, baixo volume: 3 séries por grupo muscular por semana, volume moderado: 6 séries por grupo muscular por semana e alto volume: 12 séries por semana.

Ao final das 10 semanas de treino, os TRÊS grupos obtiveram ganhos em hipertrofia muscular, porém não houveram diferenças significativas em força e potência muscular e o treinamento com alto volume apresentou uma tendência a diminuição da T/C, podendo induzir ao over training. Ou seja, o treinamento com baixo volume parece ser eficiente para ganhos em hipertrofia, força e potência.

Sendo assim, eu me pergunto: porquê mesmo a maioria esmagadora dos praticantes de musculação continuam fazendo em média 4 exercícios com 4 séries para cada grupo muscular? Levando em média 1hr ou até mais para treinar, enquanto poderiam o fazer em 20 minutos e obtendo os mesmo resultados.

Então, tempo é algo valioso pra mim! E pra vocês?

Referências

Ostrowski, Karl J., et al. “The effect of weight training volume on hormonal output and muscular size and function.” The Journal of Strength & Conditioning Research 11.3 (1997): 148-154.