Queima de gordura em 48 horas! Só que não!

Por Yuri Motoyama

Antes de começar o texto eu quero deixar bem claro que sei que não vivemos em um mundo ideal, onde todas as pessoas são éticas, seguem padrões morais e levam sua profissão com seriedade. Também sei que todo mundo precisa de dinheiro e alguns estão dispostos a vender falsas informações para tentar alcançar um suposto sucesso ou promover seu produto. Sei de tudo isso, mas mesmo assim não posso me manter omisso. Agora vamos falar do que importa: queima de gordura em 48 horas!

Eu tenho um apreço enorme pela profissão, o que me fez criar o site, o podcast e utilizar parte do meu tempo para divulgar informações. Devido a esse apreço, o sangue me sobe a cabeça quando eu vejo alguns absurdos. Quem já não deu risada quando viu uma propaganda de aparelho de abdominal que mostrava o antes e o depois de 15 minutos de exercício por dia. Tinha casos que o antes era uma morena de olhos castanhos e o depois era uma loira de olhos azuis de tão escrachados que eram os comerciais. E pior ainda era quando algum amigo seu era enganado pelo comercial e comprava alguns desses acessórios que prometiam milagres.

Já sabem onde eu quero chegar com esse post né?

Hoje com a popularização das mídias virtuais e a facilidade de se publicar um conteúdo na internet as coisas vão ficando cada vez mais insanas. Encontre um canal no Instagram ou Facebook chamado Saúde Irônica que você vai entender do que eu estou falando. Costumo dizer que a internet é a terra de ninguém, cada um escreve e acredita no que quiser.

O que me incomoda muito é quando profissionais se aproveitam do pouco (bem pouco pelo caso) de informações que tem para enganar outras pessoas e ganhar dinheiro delas. Isso me tira do centro (para não usar palavra pior). A uns meses me deparei com um vídeo sobre queima de gordura em 48 horas e já esperando o que ia ver resolvi dar play.

Mesmo esperando o pior, ainda consegui ser surpreendido!

Achei que seria um exemplo de alguma dessas técnicas novas, mas não! Era uma aula “completa” de 3 minutos e 20 segundos que prometia alguns absurdos como: 1) perda de gordura exclusivamente do abdominal; 2) 6 kg de gordura em 8 semanas; 3) 11 cm de circunferência em 8 semanas.

Engraçado que o autor ainda cita que é tudo baseado em pesquisas, leitura de mais de 1000 artigos e 9 anos de estudos para dar o toque final. Já pedi algum desses artigos e nunca tive resposta…

Isso não é o problema, eu tenho a mente super aberta e inclusive assisti o vídeo justamente para ver se não seria alguma quebra de paradigmas do treinamento. O que mais me incomoda são que as afirmações não tem referência nenhuma! Onde está um artigo que mostra que 3 min daqueles exercícios fazem você ter a queima de gordura em 48 horas. Pior ainda, a queima é exclusivamente da gordura abdominal! Qual método ele utilizou para afirmar que a queima foi apenas de gordura abdominal? Isso pode ser feito para sempre? Como ele avaliou o metabolismo de 48 horas para ver a queima de gordura? Meu medo é que essas perguntas não tenham respostas…

Na hora que eu vi o vídeo já mandei uma mensagem na postagem (foto abaixo) e como era de se esperar não tive nenhuma resposta. Nos vídeos e outras postagens sobre o tema os comentários são moderados de forma que só aparecem pessoas dizendo que conseguiram o tal milagre (nem sei se esses comentários são verdadeiros), todos os professores preocupados como eu que provavelmente colocaram suas opiniões foram excluídos.

queima de gordura em 48hs

Infelizmente ai está mais um caso de marketing bem feito, onde muitas pessoas vão jogar dinheiro fora por falta de informação (veja quantos compartilhamentos tem o vídeo no facebook). Infelizmente isso funciona assim. Acredito que o que podemos fazer para amenizar isso é divulgar informações com bases científicas, mudar a cara do treinamento do achismo para o criticismo e nos mantermos unidos.

O que me deixa motivado é que graças ao site, já conheci centenas de excelente profissionais que existem pelo Brasil e tenho certeza que se trabalhamos como unidade podemos mostrar uma outra postura, outros exemplos e quem sabe abrir os olhos dos consumidores.

Então se você é educador físico compartilhe! Gostaria muito que o autor desse método colocasse alguma referência aqui no comentário desse post sobre o serviço que ele está vendendo. Isso mudaria toda a nossa conversa e inclusive eu reformularia todo esse post se aquele treinamento for corretamente referenciado.

Se você é consumidor de saúde compartilhe também para seus amigos e colegas. Não quero que acreditem em mim ou em fulano. Mas quero pedir para que sejam muito mais críticos com o que leem na internet.

NÃO EXISTE MILAGRE!


queima de gordura 48h 1